Saiba como funciona e para que serve a radiologia

publicado em 20 de maio de 2019

A radiografia — também conhecida como raio-x — é um exame realizado quando há suspeitas de fratura, para diagnosticar algumas doenças dos órgãos ou para detectar problemas nas articulações.

A tecnologia atual em radiologia conta com exames de alta precisão, com imagens que podem ser visualizadas tridimensionalmente.

Quais são as tecnologias mais utilizadas em radiologia?
Em 1895, quando a radiologia surgiu, eram mostradas imagens padronizadas produzidas por meio de uma combinação de radiação ionizante e de luz refletida sobre uma superfície fotossensível.

Com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos, a radiologia começou a apresentar exames mais precisos e seguros, como os seguintes:

Angiografia
A angiografia surgiu em 1920 e é um tipo de exame realizado com contraste administrado nos vasos sanguíneos, em conjunto com a emissão de raios-x para a visualização das veias de determinada parte do corpo, incluindo o coração.

As imagens podem ser geradas ou podem ser feitos vídeos da visualização do caminho do contraste nos vasos para identificar problemas ou alguma obstrução.

Mamografia
A mamografia — ou radiografia das mamas — é um exame de alto padrão para a identificação do câncer de mama, permitindo que sejam detectados nódulos ainda em fase inicial, quando não estão palpáveis ao exame clínico.

Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada emite uma quantidade maior de raios-x em formato de feixes colimados, com imagens processadas pelo computador. Dessa forma, são gerados vários cortes sobrepostos, que permitem uma visualização mais precisa e detalhada das partes do corpo examinadas em todos os seus ângulos.

Densitometria óssea
A densitometria óssea é uma modalidade da radiologia que permite o exame de todo o esqueleto, com foco na densidade do tecido ósseo.

O diagnóstico permite identificar uma possível redução da massa óssea, que gera doenças como osteopenia ou osteoporose, que podem desencadear fraturas.

Ultrassonografia
O ultrassom é o mais popular exame da radiologia. Por meio dele são visualizadas as estruturas internas dos órgãos em função de ondas sonoras de alta frequência.

Desde que a estrutura do corpo não esteja protegida por ossos, esse exame é capaz de detectar qualquer parte do corpo, analisando o funcionamento dos órgãos.

Fonte: MaisLaudo