O excesso de açúcar! Você sabe o quanto está consumindo?

publicado em 16 de abril de 2019

Todos sabemos que o excesso de açúcar é comum na vida de muitos, e beber bastante de água todos os dias pode ser um desafio. É bem mais fácil consumir uma bebida cheia de açúcar em vez de um copo de água.

A água mantém a sua hidratação e é essencial para saúde.

Uma bebida açucarada aumenta a ingestão diária de energia que pode levar ao aumento de peso e aparecimento de doenças não transmissíveis…

como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e cavidades dentárias.

Uma pesquisa mostrou que tomar duas ou mais bebidas cheias de açúcar por dia pode aumentar consideravelmente o risco de…

desenvolver diabetes em pelo menos 24% se comparada em consumir apenas uma ou nenhuma bebida desse tipo por mês.

O excesso de açúcar! Sabe o quanto está consumindo?

A Organização Mundial de Saúde fala que a ingestão de livre de açúcar deve ser menor que 10% da ingestão diária total de energia para adultos e crianças.

O açúcar livre é o adicionado pelo fabricante, cozinheiro ou consumidor, ou os naturalmente presentes em potes de mel, xaropes, sucos de frutas e sucos de frutas concentrados.

Segundo a presidente da Associação Dietética da África do Sul, Nicole Nubasinski, a ingestão máxima de açúcar para adultos e adolescentes não deve ser maior que 12 colheres de chá.

E para mulheres adultas e crianças não deve ser mais que nove colheres de chá.

Em média, bebidas com açúcar produzidas comercialmente possuem quantidades de açúcar por porção de 500 ml, cerca de dois copos.

Entendendo os rótulos dos alimentos

Algumas bebidas açucaradas têm uma etiqueta de informação nutricional.

Isso indica a quantidade de carboidratos na bebida como açúcar.

Ele é um dos principais ingredientes nas bebidas e, portanto, será listado no topo da lista de ingredientes.

Em bebidas à base de leite, parte do doce será o açúcar do leite, e isso não é classificado como um “açúcar livre”.

Nestes produtos, o teor total na etiqueta de informação nutricional deve ser considerado com a lista de ingredientes.

Obesidade e doenças não transmissíveis

A obesidade e doenças não transmissíveis no país é alarmante, segundo o Departamento Nacional de Saúde.

Descobertas mostraram que o excesso de peso e a obesidade entre crianças e adultos tiveram um grande aumento.

Substituir bebidas com excesso de açúcar por água pode ajudar muito.

O risco de desenvolver a doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral isquêmico pode aumentar o peso do corpo.

Existe uma ligação bem clara entre o consumo de bebidas açucaradas e doenças cardíacas.

Os indicadores de doenças cardíacas, como lipídios no sangue e ácido úrico, também podem aumentar com o consumo mais frequente de bebidas com excesso de açúcar.

Como aumentar a ingestão de água

Vamos ver algumas dicas que lhe ajudaram a lembrar de tomar mais água.

1. Carregue sempre água com você.
2. Configure as lembretes no seu telefone ou notas na sua mesa a cada hora.
3. Certifique-se de beber água com as suas refeições.
4. Beba sempre água antes e depois do exercício.
5. Dê ao seu filho uma garrafa de água para levar para a escola.

Você pode também preparar fatias frescas de limão, folhas de hortelã, pepino, lima ou frutas frescas para adicionar a sua água.

FONTE: Tudo Sobre Saúde