Cloreto de magnésio: para que serve, benefícios, como tomar

publicado em 21 de março de 2019

Cloreto de magnésio é um suplemento mineral que possui cloro e magnésio em sua composição e costuma ser utilizado para repor os estoques de magnésio no sangue em pessoas que sofrem de deficiência desse componente.

O magnésio nada mais é do que um sal inorgânico em forma de cristais incolores e com sabor amargo, sendo facilmente encontrado dissolvido na água do mar.

O cloreto de magnésio é uma substância completamente segura para utilização como suplemento nutricional, assim também como pode ser utilizado sem qualquer risco como ingrediente alimentício.

Porém, por conta de seu amargo sabor, ele não costuma ser muito utilizado para a alimentação.

O cloreto de magnésio é de grande importância para o organismo, pois é o sal mineral responsável por diversos processos em nosso corpo, além de ser capaz de ativar mais de 300 funções enzimáticas no organismo.

Mesmo que o cloreto de magnésio possua apenas uma pequena porcentagem de magnésio, essa é a melhor forma absorvida pelo organismo.

Isso porque o mineral possui ligação direta com a saúde celular, pois é o principal responsável por sua energia e consequentemente também interfere na saúde dos ossos, dos nervos, dos músculos, do coração e também nas funções cerebrais.

Qual é a Utilidade do Cloreto de Magnésio?

O cloreto de magnésio é utilizado para repor as deficiências de magnésio no organismo, assim também como é utilizado para prevenção ou tratamento de doenças provocadas pela ausência do composto no organismo.

Muitas vezes, uma deficiência de magnésio apresenta quadros de deficiência também de potássio e cálcio, o que ocorre em decorrência de uma má alimentação, da má absorção do organismo ou então pela perda excessiva de magnésio, como por exemplo em pessoas que apresentam diarreia e vômito.

O cloreto de magnésio é um suplemento oral, utilizado sempre de acordo com as doses que são prescritas pelo médico de forma prévia.

Além dessa forma, o cloreto de magnésio também pode ser administração através da via intravenosa, em alinhamento com outros sais.

Além dessas funções, o cloreto de magnésio também pode ser utilizado como auxilio para equilibrar o balanço hídrico e eletrolítico, além também de auxiliar em pacientes que estão com intoxicações medicamentosas.

Benefícios do Cloreto de Magnésio

O cloreto de magnésio é essencial para que diversas funções do nosso organismo funcionem de maneira adequada, como por exemplo, o desempenho dos músculos, dos ossos, a respiração e o sistema digestivo.

Além disso, por ser um composto que está relacionado de forma direta com a produção de energia das células, uma deficiência de magnésio pode acabar gerando diversas complicações para o corpo.

Com isso, o composto se torna praticamente essencial no tratamento de pessoas que não conseguem através da alimentação ou por outras razões absorver a quantidade necessária de magnésio.

Além de ser utilizado como tratamento, o cloreto de magnésio também é utilizado como prevenção de algumas doenças, com uma lista enorme de benefícios para o organismo.

Além também de auxiliar no processo de emagrecimento, pois inibe o estresse inflamatório e oxidativo das células, processo que desencadeia a obesidade.

FONTE: Tudo Sobre Saúde