O que fazer quando muitas lesões começam a aparecer? Especialista explica

publicado em 30 de janeiro de 2019

Frequentemente, mais de um fator está relacionado ao aparecimento de problemas.

Algumas estatísticas mostram que até 70% dos corredores se machucam. Portanto, caso você esteja sofrendo com uma lesão, você não está sozinho. Porém, em alguns casos, os problemas aparecem de forma sequencial. Uma lesão atrás da outra, como se algo estivesse errado com a corrida. E nesse caso, pode estar mesmo, sendo necessário descobrir as possíveis causas por trás de tantas dores.

O corredor se lesiona por vários motivos, como por exemplo, algum problema com a biomecânica, volume de treinamento excessivo, descanso inadequado ou questões musculares e articulares (força, falta de mobilidade). Portanto, sempre que lesões aparecem, é preciso olhar para todos esses aspectos, buscar entender as possíveis causas e revertê-las. Quando tratamos apenas os sintomas das lesões, como a dor e o processo inflamatório, o cuidado está incompleto, pois a causa da lesão não foi investigada. E essa é uma das principais razões para problemas recorrentes. Voltar a correr com os mesmos “erros” fatalmente levará a mais lesões.

Frequentemente, mais de um fator está relacionado ao aparecimento de problemas, como por exemplo, corrida com alto impacto e aumento brusco de volume de treinamento. Ou desalinhamento do joelho e fraqueza muscular. Olhando e cuidando bem das possíveis causas das lesões, é possível conviver melhor com o esporte sem tantos problemas. É difícil dizer que a lesão nunca mais vai acontecer, mas sua frequência pode diminuir com os cuidados corretos.

 

Fonte: Globo-esporte