Gordura no fígado: alimentação equilibrada e exercício físico regular são os melhores

publicado em 16 de janeiro de 2019

Especialista explica como tratar a Esteatose Hepática da melhor maneira.

– A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) ou Esteatose Hepática ou “Gordura no Fígado” é considerada uma doença epidêmica na atualidade, caracterizada pelo acúmulo de gordura dentro dos hepatócitos. Se não for tratada pode evoluir para esteato-hepatite, fibrose e cirrose avançada, podendo chegar ao estágio final de desenvolvimento da doença com a consequente necessidade de transplante hepático. Está associada ao excesso de peso, obesidade central, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e dislipidemias.

Pesquisas mostram que indivíduos que apresentam Esteatose Hepática possuem consumo elevado de gordura saturada e carboidratos simples, associado à ingestão insuficiente de fibras, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas. O tratamento de base é a mudanças no estilo de vida – ter estilo de vida saudável e ativo – com adequação da alimentação e do peso corporal e prática regular de exercício físico.

ALIMENTAÇÃO:

Atenção à qualidade e quantidade dos alimentos. Adequação do peso com restrição energética (redução total de calorias) para redução do peso, redução da quantidade de carboidratos totais (evitar principalmente refinados e simples, sucos de frutas) e da gordura de origem animal; aumento do consumo de fibras (alimentos integrais, verduras, legumes) e de alimentos fontes de Vitamina C, vitamina E e Vitamina A pelo alto potencial antioxidante.

Reduzir o consumo de alimentos fontes de gorduras saturadas ( óleo de coco, manteiga, bacon, carnes “gordas”, queijos “gordos”, leite integral); preparações fritas, empanadas e cremosas.

Aumentar o consumo:

  • Gordura Monoinsaturada; azeite, oleaginosas, (castanha do Pará, nozes, amêndoas), abacate.
  • Omega 3: chia, linhaça, peixes como atum, salmão, sardinha, bacalhau.
  • Vitamina E: vegetais verde-escuros, nas sementes oleaginosas (nozes, castanha do Pará), nos óleos vegetais e no germe de trigo, gema de ovo.
  • Vitamina C: acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, laranja, limão, mamão, fruta do conde, brócolis, pimentão, pimenta vermelha couve, couve-flor, espinafre, ervilha, repolho roxo, alface, tomate, mandioca, batata.
  • Vitamina A e betacaroteno: gema de ovo, leite, queijos (prefira minas, cottage, ricota), salsa, batata doce, escarola, cenoura, folhas de mostarda, bertalha, pimentão vermelho, couve, brócolis, abóbora, espinafre, manga, mamão, tomate.

Fonte: Globo.com/eu-atleta